Azeite
Azeite extra virgem
Azeite virgem com um sabor e aroma extras. Com um aroma a fruto, a acidez, de ácido oleico, não pode excedenunca 1%. O azeite extra virgem representa actualmente menos de 10% da produção de azeite nos paises produtores. Usado principalmente em saladas e molhos, começa a ser cada vez mais procurado devido ao facto de as exigências de qualidade se terem tornado cada vez maiores.
Azeite virgem
Sabor e odor e cor perfeitos, acidez máxima (ácido oleico) de 2g/100g - 2% com um máximo de peróxidos em mequiv de 02/kg em 20. É um azeite de eleição para pratos requintados principalmente de peixe fresco.
Azeite virgem normal
Bom sabor e odor, acidez máxima (ácidos oleicos) de 3.3g/100g - 3.3% com um máximo de peróxido de mequiv 02/kg em 20. Era antigamente usado maioritariamente em frituras ou em casos onde o sabor não é importante em termos alimentares.
Azeite virgem "lampante"
Azeite virgem com uma acidez de mais de 3.3% e/ou cujas características não são as desejadas dentro dos actuais parâmetros de qualidade. Não serve para consumo directo. Antigamente era usado em lamparinas, daí o seu nome. É sempre refinado e nos dias de hoje não se encontra deste azeite à venda.
Azeite
Uma mistura de azeite refinado e virgem de baixo custo. Acidez máxima (ácidos oleicos) de 1.5g/100g - 1.5% com um máximo de peróxidos em mequiv de 02/kg em 15. O azeite refinado mais barato é misturado com azeite virgem mais saboroso.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Adicione aqui a sua empresa